Thursday, November 18, 2010

Dança, Educação e Profissionalização

A possibilidade de profissionalização em dança através de iniciativas educacionais do terceiro setor

Por Jaqueline Lamente

(...) Infeliz educação a que pretende, pela explicação teórica, fazer crer aos indivíduos que podem ter acesso ao conhecimento pelo conhecimento e não pela experiência. Produziria apenas doentes do corpo e do espírito, falsos intelectuais inadaptados, homens incompletos e impotentes. (Freinet, 1991, p. 42)

O texto a seguir propõe discutir iniciativas artísticas do terceiro setor de ensino da dança não apenas ao que se refere à prática artística, mas, também discutir a possibilidade de profissionalização que há através deste conhecimento. Iniciativas estas que capacitam jovens a atuarem na área e a tornarem-se multiplicadores do conhecimento adquirido, por meio da arte e da educação levando o jovem à profissionalização – e procurando um atalho para acelerar seu crescimento.

Sabemos que em classe sociais menos favorecidas uma pessoa demora a se capacitar, acaba em semi empregos ou não arranja emprego e, muitas vezes, muito menos, o que comer quanto menos tem acesso a arte e cultura. Ações sociais sérias e comprometidas com esta fatia da sociedade, sejam de grande e de pequena repercussão, possibilitam que esse jovem ache sua vocação e capacite-se a obter um bom emprego; a se transformar em um cidadão; em alguém que tem consciência política e de seus direitos, conseguindo trabalhar de maneira ampla uma nova consciência sobre o próprio corpo e sua expressividade.

Para tanto, serão abordados fragmentos das pesquisas desenvolvidas por Henri Wallon e Rudolph Laban transitando pelo viés da percepção do movimento e o saber fazer artístico em dança, além de como o corpo daquele que dança não considera apenas a questão da estética ou de um estilo e belo de dança, mas a liberdade que possibilita ao homem se criar e descobrir movimentações, a encontrar a auto-suficiência no próprio corpo e, principalmente da possibilidade de profissionalização nesta arte.

1 comment:

  1. Todo o trabalho desenvolvido no ano de 2010, juntamente com este artigo, foi apresentado no evento da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança) na cidade de Salvador.

    Isto conferiu a uma das coordenadoras - Jaqueline Lamente - uma bolsa de estudos em pós-graduação na UFBA (Universidade Federal da Bahia).

    Mais uma vez Deus age a nosso favor!

    Obrigada a todos que continuam acreditando!

    Abs!

    Dani Greco

    ReplyDelete