Thursday, July 30, 2009

E a dança dos famosos?

"A Famosa Dança dos Famosos, na escola"
Por Isabel Marques / Junho de 2009
E então, no final da tarde de domingo, milhões de lares são invadidos pela Dança dos Famosos, com curadoria e crítica de Fausto Silva – vulgo Faustão. No programa e nos milhões de lares brasileiros, famosos dançam suas danças. O título da atração dominical é uma pérola de dubiedade. Dança dos Famosos: quer dizer que é assim que os famosos dançam? Que essa é a dança de quem tem fama? Que a dança apresentada pertence aos famosos? Quer dizer que ser famoso implica dançar daquela forma? - As hipóteses se multiplicam e se revezam enquanto milhões de lares recebem a repetição mais ou menos graciosa de repertórios consagrados.

Os repertórios repetidos pelos famosos aos domingos são os que encontramos espalhados nas milhares de academias que trabalham as Danças de Salão. Mas há outro repertório, também veiculado por famosos, não raras vezes no mesmo programa televisivo ou em similares de mesma cepa. São as danças dos famosos que se espalham por milhões de corpos de crianças e jovens que desembarcam nas salas de aula já com um modelo de dança preconcebido e uma forma de multiplicá-lo via cópia já instaurada, danças da mídia veiculadas por grupos, cantores e cantoras.

Não são poucos os professores e educadores que já tentaram trabalhar com a dança em suas salas de aula e obtiveram como resposta corporal dos alunos uma movimentação codificada, cheia de passos e movimentos copiados da TV. Aliás, segundo os relatos de professores e dos próprios alunos “são estas danças que a maioria dos alunos mais gosta de dançar” e, não raramente, demonstram isso com desânimo, desinteresse ou simples recusa às danças que não sejam as danças da mídia – descartando aqui, as respostas agressivas ou as que recorrem ao deboche simples.

Choque inevitável. Guerra declarada. O professor que deseja trabalhar com dança nas escolas - a sério - se sente compelido a partir para o ataque. Ou vence pela força, ou é vencido pela massa, a meu ver, nos dois casos, sai derrotado.

Na íntegra?

No comments:

Post a Comment