Friday, February 5, 2010

Parceria GLD e Grupo Dicotomia de Dança Contemporânea

"A dança pensa. Não é MEU corpo. É EU corpo."
(Rudolph Laban)
No intuito de difundir a cultura nas comunidades do Jardim Aeroporto/SP, os integrantes do Projeto GodLuv&Dance e o Grupo Dicotomia de Dança Contemporânea consolidaram a viabilização do Projeto Eu Corpo. Este é fruto de pesquisa e trabalho desenvolvido pelo Grupo Dicotomia, coletivo composto por jovens agentes sociais e dançarinos de dança contemporânea que atua desde 2006 com a população de comunidades de baixa renda no município de São Paulo e fora deste. O projeto incentiva a auto-organização para promoção da cultura, educação, saúde e cidadania de jovens de baixa renda, carentes de recursos, mas ricos em repertório cultural, força de vontade e idéias.

O Projeto Eu Corpo, nascido no início de 2008 atua em comunidades carentes do Jardim Aeroporto comprometendo-se a indicar caminhos, a esclarecer aspectos e procedimentos que potencializam a relação harmônica entre o indivíduo e o espaço em que ele vive, seja no espaço exterior, sejam nos limites do seu próprio corpo.

Respeito e convivência formam a base para estruturação deste projeto. Além disso, a ação cultural dos agentes locais, a relação dos espaços de circulação e permanência e a relação com seu próprio corpo possibilitam a continuidade da proposta de ação cultural com a produção do espetáculo musical “O Habitante de Lá”, valorizando a democracia pela transformação cultural.

Para tal o projeto promoverá até o final e 2010 oficinas de dança, fotografia, vídeo e web design; visitas as casas dos jovens; passeios e mostras culturais na comunidade local; a produção de DVD e vídeos, bem como a divulgação das ações propostas pelo projeto por cada um dos jovens envolvidos nas oficinas, através de perfis no Orkut, Facebook, Blogs e plataformas na internet.

O projeto tem como objetivo a promoção da transformação sócio-cultural de jovens de 14 a 29 anos por meio da arte-educação/cultural, de modo que a desenvolver no indivíduo sua identidade própria e corpo-criativo, respaldado em princípios sociais de cidadania e cultura, e nas teorias de Rudolph Von Laban, baseando-se no paradigma de que o movimento humano é sempre constituído dos mesmos elementos, tanto na arte e no trabalho como na vida cotidiana.

O incentivo à cultura e à troca entre as manifestações artísticas propostas pelo projeto através de oficinas teóricas e práticas, objetivam o estímulo das habilidades dos jovens envolvidos bem como a construção de alternativas para um desenvolvimento pessoal e coletivo.

O trabalho, que será realizado através do corpo, implicará na auto-reflexão dos jovens quanto aos seus valores pessoais e sociais, propiciando a formação de agentes transformadores em suas respectivas comunidades, alterando assim, o quadro real de criminalidade juvenil na região do Jardim Aeroporto.

Coordenadoras: Danielle Greco e Jaqueline Laferr

No comments:

Post a Comment